Buscar
  • Ivan Razeira

A Magia do Treinamento


O que sempre me atraiu no Treinamento desportivo é o fato de ele associar ciência, empirismo e comunicação interpessoal, ou quem sabe inteligência emocional.

Eu costumo dizer que é uma arte, exige técnica, conhecimento porém depende muito da capacidade interpretativa, do feeling e de alguma forma de sentimento abstrato que os treinadores tem e que acabam se tornando a sua marca registrada em termos de metodologia.



A Ciência explica muito do que o empirismo comprovou ao longo do tempo, e nos dá ferramentas para medir, quantificar e qualificar o trabalho que está sendo feito. 
Já a capacidade de comunicação do treinador e a capacidade interpretativa e analítica do atleta são fundamentais para a construção de uma relação de sucesso e resultados concretos. De nada adianta o treinador alimentar seu atleta com uma programa de treino complexo, minucioso e detalhado se ele não for capaz de fazer o uso destes recursos oferecidos, e a recíproca é a mesma, muito atletas tem grande afinidade com sistemas de gerenciamento e acessórios que fornecem infinitas métricas sobre cada sessão de treino, porém muitos treinadores não dominam metodologia que use este tipo de informação ou não acham relevante o uso dela.



Por esta razão que a mágica se faz quanto existe um sincronismo entre treinador-metodologia-atleta.

Como treinador tento alinhar meus métodos com as capacidades e expectativas dos clientes, que podem ser dos mais simplistas aos mais analíticos, porém sempre levando em conta o que é realmente pertinente e irá representar um diferencial na preparação dele. Exemplo, para um iniciante recém saído do sendentarismo, por mais que goste de tecnologia e tenha acesso aos mais avançandos recursos de monitoramento do treinos, irei sempre propor um passo a passo partindo dos métodos mais simples, muitas vezes usando nada além de uma simples PSE ( Percepção Subjetiva de Esforço) para monitora seus treinos.


Na imagem segue um relatório do que gosto de ver quando um atleta se dedica, busca usar os recursos para avaliar sua capacidade física , neste caso a ergoespirometria e assim podemos quantificar os resultados do nosso treinamento e sua efetividade.


107 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Usando o TrainingPeaks

Hoje o TrainingPeaks é uma das ferramentas mais populares entre os treinadores de triathlon no Brasil. Sendo que usa-se com muitos atletas, porém vejo uma carência no entendimento dos recursos, princi

©2018 by HUB - Treinamento.